Entre em contato : +55 (11) 9 7368-6689 / +55 (48) 3733-5227
contato@lidereficaz.com.br

Ser assertivo não está na moda

Ser assertivo não está na moda

Você sabe o que é assertividade?

Há dias tenho estado incomodado com este assunto e resolvi escrever este texto muito mais como uma forma de desabafo do que por qualquer outro motivo que eu possa imaginar.

Não lembro de ter nestes 40 anos de vida, vivido um momento em que a assertividade estivesse tão fora de moda como está, na verdade, creio que nunca esteve, afinal, a maioria de nós não sabe o que significa assertividade e isso fica muito claro dentro das organizações que usam o termo assertividade para definir assuntos como “ter decisões mais assertivas, ou seja, acertar mais do que errar em nossas decisões” ou ainda “atingir os resultados” como se tivéssemos um alvo para acertar, e por ai vai.

Bem, assertividade não tem nada a ver com acerto ou erro. Na verdade, a palavra assertividade deriva de “asserto” com dois “s”. E ela é uma competência comportamental, ou seja, está associada ao comportamento de uma pessoa, independente dela estar certa ou não. Uma pessoa assertiva é aquela que possui e consegue tomar uma posição clara sobre suas opiniões, ou seja, é uma pessoa que não fica em cima do muro. Uma pessoa assertiva é autoconfiante e não tem dificuldades em expressar suas opiniões, estando elas certas ou erradas.

Por que, portanto, início este artigo dizendo que assertividade não está na moda.

Ora, se ser assertivo é tomar uma posição clara sobre assuntos diversos e tomar uma posição clara é expressar-se de forma objetiva, transparente e honesta. É importante também frisar que uma pessoa assertiva, consegue manter o equilíbrio entre sua opinião e o respeito ao próximo. Mas mesmo que a pessoa assertiva, expresse suas opiniões com respeito ao próximo, vivemos momentos em que é muito comum os “próximos”, não aceitarem opiniões contrárias as suas, mesmo que tenham sido colocadas com respeito. O ego humano tornou-se maior do que as discussões e as crenças que nos fazem crer que somos mais “certos” que os outros, nos impedem de sermos “assertivos”. Um exemplo disso é a tal de “liberdade de expressão”.

A Liberdade de expressão passou a ser condenada por aqueles que tanto lutam por liberdade de expressão, simplesmente porque consideram que a liberdade do outro termina no momento em que a opinião dele diverge da minha e eu, por estar “certo” das minhas convicções, chegando a acreditar que minhas verdades são verdades absolutas, passo a acusar outras pessoas de serem preconceituosas, afinal, se suas opiniões são diferentes das minhas, certamente o outro está errado. Logo, se penso desta forma, não respeito a assertividade, afinal, o que vale é a minha opinião e não a opinião de outras pessoas. Procuro na verdade pessoas que pensem parecido comigo, pois qualquer opinião contrária é inimigo e não amigo.

Recentemente estive em São Paulo e fiquei hospedado em um hotel próximo a Avenida Paulista, onde é normal haver passeatas de cunho político. É impressionante como a falta de respeito pelas opiniões dos outros e portanto, falta de respeito pela “liberdade de expressão” toma conta dos manifestantes, sejam eles de direita ou esquerda.

É impressionante como nossos costumes de dividir grupos é por vezes maior do que a nossa capacidade de pensar de forma lógica e respeitosa. É comum encontrar comentários dentro de grupos distintos, de que existem os grupos dos ateus, ou o grupo dos fanáticos religiosos, ou o grupo dos homofóbicos, ou os grupos dos depravados e assim por diante, a opinião do outro se tornou desnecessária uma vez que acredito que o que penso é o melhor para o mundo e não somente para mim e uma vez pensando assim, de forma hipócrita digo que respeito a opinião dos outros, mas considero-os imbecis, acéfalos, esquerdopatas ladrões ou coxinhas da classe média que querem que os pobres fiquem cada vez mais pobres e morram na miséria. E o mais triste nisto tudo, é que estamos tão acostumados com estas barbaridades que ainda acreditamos que devemos ser assertivos, quando nem sequer sabemos o que significa isso. Tamanha é nossa ignorância.

Abraço;

 

Fonte: https://www.significados.com.br/assertividade/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *