Entre em contato : +55 (11) 9 7368-6689 / +55 (48) 3733-5227
contato@lidereficaz.com.br

Princípio básico para influenciar pessoas

Princípio básico para influenciar pessoas

É comum encontrar gestores com dificuldades em liderar suas equipes. Neste artigo, veremos um princípio básico para influenciar pessoas e exercer o papel de líder de maneira eficaz.

Sempre que falamos sobre o assunto “LIDERANÇA” é comum uma pergunta vir as nossas mentes: mais precisamente “qual seria o papel do líder”? Ao pensarmos sobre isto, chegamos a algumas conclusões, entre elas que o líder deve ser a pessoa responsável por influenciar seus liderados. No entanto, quando analisamos as empresas e seus líderes, percebemos que nem sempre estas pessoas conseguem obter sucesso à frente de outras.Já ouvi gerentes dizendo que cansam de falar aos seus funcionários o que deve ser feito mas percebem que suas equipes não escutam. Outros dizem que já não existem funcionários como antigamente, pois “no meu tempo”, dizem eles, “nós tínhamos atitude e agíamos diferente”.Na verdade quem de nós, que tenha tido a experiência de estar à frente de uma equipe, já não teve dificuldades em influenciar outras pessoas a agir de maneira necessária para chegar aos objetivos propostos? Portanto, precisamos nos perguntar, como podemos melhorar a nossa capacidade de influenciar as pessoas?

Fiz esta pergunta há pouco tempo em um treinamento que estava ministrando e várias pessoas me disseram que para influenciar, um líder precisa se comunicar de forma clara e objetiva. O que vou dizer a seguir, não significa que menosprezo a habilidade de comunicar-se de forma clara, eloquente, objetiva e de maneira persuasiva, porém, não creio que a influência tenha seu princípio unicamente na capacidade de comunicação.

 

Digo isso, pois na verdade as pessoas são influenciadas quando respeitam e admiram outras pessoas. A história nos mostra que os grandes líderes conseguiam exatamente isso de seus liderados, portanto, saber falar bem, não necessariamente nos tornará grandes líderes. Então como conseguir o respeito e a admiração das equipes, tão necessários para que possamos de fato influenciá-los?

Por mais óbvio que seja, precisamos entender que todos nós, Líderes e Liderados, temos necessidades e ânsias diferentes. A influência começa com nossa capacidade de entender a ânsia ou necessidade que nossos semelhantes possuem em serem compreendidos.

Poucas são as necessidades humanas maiores do que esta: sermos verdadeiramente compreendidos. Você já percebeu que quando estamos conversando com outras pessoas, existe uma grande tentação de ao invés de escutarmos para tentar entender o que a outra pessoa está tentando dizer, estamos ocupando nosso tempo pensando na resposta que lhe daremos?

A influência começa quando as pessoas percebem que você realmente se importa em entendê-las, quando percebem que você está fazendo um sincero esforço para ouvir o que estão dizendo, quando percebem que você realmente se importa com elas. Não significa que deva concordar com o que pensam, mas ouvir, procurando de forma sincera entendê-los.

Não é isso que você espera quando está falando com outras pessoas?

Assim, a influência é como uma estrada de duas vias, você só influenciará, quando os outros perceberem que também influenciam você, quando perceberem que são ouvidos e respeitados, quando o “eu” dá lugar para o “nós”.

Portanto, para começarmos a influenciar outras pessoas, precisamos abandonar um terrível vício de ter que dar a última palavra e precisamos assumir a postura de quem presta atenção no que as outras pessoas têm a dizer, mantém o foco em entendê-las e em compreender pontos de vista diferentes.

Lembre-se que ninguém segue alguém em quem não confia e a confiança é a chave para qualquer relacionamento, algo que começa pelo exercício da escuta ativa – principalmente quando se está na posição de liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *