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Contrate bem e treine melhor ainda!

Contrate bem e treine melhor ainda!

Com os consumidores cada vez mais exigentes e um mercado cada vez mais competitivo a necessidade de contratar certo e desenvolver as equipes é fundamental para a perpetuação e crescimento das organizações, neste artigo, veremos uma abordagem sobre este cenário e possíveis soluções para esta realidade

Já há algum tempo ouço gerentes e empresários falando sobre as dificuldades que encontram para contratar profissionais capazes de desempenhar seus papéis com eficácia e comprometimento. Desde pequenas à grandes empresas esta situação tornou-se comum e devido as mudanças ocorridas nos últimos anos os processos seletivos tornam-se cada vez mais exigentes, buscando níveis de qualificação cada vez maiores entre os candidatos.

A tecnologia ocupa um lugar de destaque nestas mudanças visto que hoje para operar um caixa é necessário ter no mínimo um conhecimento básico sobre como funciona um computador e ao mesmo tempo este destaque se dá pelo fato de que a tecnologia também aproximou o consumidor do acesso rápido as informações e estamos falando sobre as categorias de base de uma empresa de varejo, a dificuldade de encontrar profissionais aumenta ainda mais a medida em que subimos na cadeia hierárquica.

É comum encontrar clientes que conhecem mais de produtos do que o próprio vendedor, este por sua vez, não consegue acompanhar a evolução dos produtos comercializados e desconhece funções básicas de funcionamento dos mesmos o que gera um grau de insatisfação elevado e a percepção de que o atendimento prestado se torna cada vez mais precário e deficiente e se estes profissionais possuem dificuldade de lidar com as evoluções relacionadas ao conhecimento de produtos, o que dizer sobre o atendimento e as diversas técnicas necessárias para desenvolver uma boa venda.

 

O fato é que a dificuldade de encontrar grandes profissionais de vendas não é um problema da área de recrutamento e seleção, na verdade, enquanto gestores falam sobre a dificuldade de contratar, o cliente fala sobre a dificuldade de encontrar um bom vendedor que possa lhe atender.

Contratar é uma obrigação, uma necessidade básica para a sobrevivência de uma empresa, o problema é que ainda hoje, existem empresas que não percebem a necessidade de investir em programas de formação e desenvolvimento do potencial humano, outras por sua vez percebem esta necessidade mas relutam quanto ao investimento para criar programas eficientes e eficazes, contendo-se a enviar alguns colaboradores, de tempos em tempos, à algumas palestras motivacionais, que geram um efeito momentâneo, porém, no dia a dia a equipe volta a agir conforme alguns hábitos adquiridos ao longo dos anos.

Existem também empresas que por iniciativa própria tentam criar programas de treinamento que acabam gerando pouco resultado e logo perdem força, isso acontece pois as empresas conhecem seus negócios, mas não conhecem sobre educação corporativa! As poucas empresas que de fato investem em programas de treinamento, formação e desenvolvimento eficazes, firmando parceria com empresas que conhecem e dominem esta área, geram riquezas cada vez maiores. A saber, o investimento de hoje é o crescimento de amanhã, este é um princípio básico na economia, portanto, o objetivo da área de recrutamento e seleção é garantir por meio das diversas técnicas existentes a contratação das pessoas certas ou ao menos, errar o mínimo possível na contratação, assim seu papel é contratar a pessoa certa e não o profissional pronto.

Cabe a organização perceber a realidade em que vivemos firmar parcerias e criar programas capazes de formar profissionais e ir além, criar programas de desenvolvimento que gere entre as equipes futuros gestores, estes indispensáveis para que a empresa continue a crescer.

Os programas de desenvolvimento por sua vez, devem contemplar conteúdos teóricos e práticos que proporcione o desenvolvimento de habilidades como liderança, gestão de pessoas, gestão de resultados, organização, habilidade de formar novas equipes proporcionando um ciclo de aprendizagem continua, gerando valor e riquezas, aumentando o nível de conhecimento das equipes e acompanhando-os diariamente, desenvolvendo também competências comportamentais em todos os colaboradores, aumentando o nível do atendimento, voltando a fidelizam clientes gerando maiores resultados.

Treinar, formar e desenvolver pessoas nunca foi tão vital como nos dias atuais, não há crescimento sem pessoas competentes, sem uma equipe preparada para as exigências de um consumidor cada vez mais informado e de um mercado cada vez mais competitivo, implacável e imperdoável. Sua equipe será o combustível da sua organização, pense nisso.

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